São muitos os desafios que o agricultor enfrenta durante todo o ciclo da cultura da soja. Os nematoides fitoparasitas são um exemplo deles e chamam a atenção por serem organismos microscópicos capazes de parasitar as raízes das plantas e, na maioria dos casos, com prejuízo direto ao desenvolvimento e a produtividade de todas as culturas, além de gerar dano indireto, favorecendo a entrada de fungos nas plantas. Além disso, os danos causados por esses vermes podem ser percebidos em reboleiras, no entanto, a existência delas é sinal de que os prejuízos já estão em patamares elevados.
Os nematoides podem atingir diversos tipos de cultivos e, de modo geral, quando já estão presentes no solo, não podem ser erradicados. Dessa maneira, é importante monitorar os níveis de pressão desses microrganismos no solo e impedir que a população aumente com a cultura já instalada.
Quais são as principais espécies de nematoides?
Especialmente na cultura da soja, os nematoides podem provocar prejuízos irreversíveis à lavoura. No Centro-Oeste, há relatos de perdas de quase 80% na produtividade e até casos de inviabilização total da área cultivada.
Uma pesquisa inédita realizada pela Syngenta, em parceria com a consultoria Agroconsult e a Sociedade Brasileira de Nematologia, apontou números preocupantes sobre prejuízos e perdas decorrentes da ação de nematoides e doenças iniciais em lavouras brasileiras. De acordo com o levantamento, já existe uma estimativa de R$ 65 bilhões em perdas por conta de problemas gerados pelo ataque dos nematoides às plantas em diversos cultivos. Somente na cultura da soja, hoje o prejuízo já é de R$ 27,7 bilhões.
As principais formas de disseminação dos nematoides são por meio de mudas produzidas em substratos infectados, maquinários agrícolas contaminados, água de irrigação e, em alguns casos, por ventos fortes.
Conheça as quatro espécies que mais geram prejuízos à soja:
- Nematoide do cisto da soja (Heterodera glycines): O principal sinal visível do ataque do nematoide do cisto da soja é a presença de fêmeas com formato alongado e coloração branca. Essa coloração evolui para amarela e posteriormente marrom, até que a fêmea morre e se transforma em um estrutura escura, chamada de cisto. As características que indicam grande incidência dessa espécie são o aparecimento de reboleiras, provocando uma má absorção de nutrientes e água pela cultura, causando um baixo crescimento das plantas, amarelecimento visível, clorose e nanismo, podendo levar as plantas à morte.
- Nematoide-das-lesões (Pratylenchus brachyurus): é uma espécie que tem grande impacto econômico na agricultura brasileira, além de ser polífago, ou seja, ataca quase todas as plantas cultivadas e atinge todas as regiões produtoras do país. O principal dano do Pratylenchus brachyurus é a lesão radicular que, além de prejudicar a absorção de nutrientes, deixa a planta exposta à entrada de fungos e bactérias, podendo ocasionar necroses e podridões.
- Nematoide-das-galhas (Meloidogyne spp.): os danos gerados por essa espécie de verme provocam o nanismo e o murchamento das plantas. Ao penetrar e se alimentar do material intracelular, ele faz com que as células das plantas passem por um processo atípico de crescimento, o que ocasiona a formação de galhas de tamanhos variados. Com a baixa absorção de água e nutrientes, o sistema radicular e as plantas ficam seriamente comprometidos.
- Nematoide-reniforme (Rotylenchulus reniformis): é um tipo de nematoide que está se alastrando pelas lavouras de soja, em diversas regiões produtivas do Brasil. Os sintomas são caracterizados pela expressiva desuniformidade das plantas, com extensas áreas subdesenvolvidas que aparentam sofrer problemas de deficiência nutricional ou de compactação do solo. Também pode ocasionar redução das radicelas das plantas.
- Nematoide da haste verde (Aphelenchoides besseyi): pode causar perdas de até 100% na lavoura e ataca a parte aérea da cultura, o que torna a haste verde e provoca a retenção foliar.
Fonte: material Syngenta
Boas práticas para manejo de nematoides
A melhor forma de prevenir esses prejuízos no campo é adotar boas práticas agrícolas, como:
- limpeza de reservatórios e canais de irrigação;
- uso de mudas em substratos esterilizados;
- higienização dos maquinários e implementos agrícolas;
- adoção da rotação de culturas.
Além disso, para evitar que os nematoides atinjam altos níveis populacionais, é importante que o produtor use sementes tratadas com soluções nematicidas, prevenindo o dano econômico à cultura.
Vale ressaltar que, quando surgem sinais característicos do ataque de nematoides em reboleiras, o problema já atingiu um alto nível de prejuízo, ou seja, antes mesmo da visualização desses sintomas, os danos já ocorreram, comprometendo o desenvolvimento saudável das plantas e a produtividade.
Nematicidas eficazes no tratamento de sementes
O tratamento de sementes é uma das etapas mais importantes do manejo de uma lavoura, com foco no controle de doenças, pragas e nematoides nos estádios iniciais da cultura. Pensando nos problemas que esses vermes causam à produtividade, a Syngenta conta com duas soluções nematicidas em seu portfólio, para a proteção das sementes e da lavoura desde o início do ciclo: Avicta® Completo, Clariva® Sky e Fortenza Elite.
Avicta® Completo é uma oferta comercial que oferece tripla proteção para a soja, possibilitando um manejo completo e eficaz. Proporciona proteção 3 em 1 devido à sua composição: Avicta 500 FS (nematicida), Cruiser 350 FS (inseticida) e Maxim Advanced (fungicida).
Quando se fala em controle de nematoides, Avicta® Completo é a solução certa porque apresenta os seguintes benefícios:
- alto desempenho: a combinação dos três produtos favorece a movimentação do ingrediente ativo junto às raízes, formando uma zona de proteção;
- controle eficaz: tem excelente performance contra o nematoide-das-galhas e o nematoide-das-lesões;
- conveniência: oferece ao produtor a possibilidade de um tratamento de sementes completo, com uma única solução.
Já Clariva® Sky é uma oferta biológica composta por duas soluções: Clariva®, um nematicida biológico, e Epivio® Sky, um bioestimulante. Apresenta as melhores soluções biológicas disponíveis no mercado e ainda estimula o crescimento da soja, proporcionando vigor e robustez às plantas.
Clariva® Sky tem em sua composição o agente biológico Pasteuria nishizawae, uma das quatro bactérias do gênero Pasteuria, parasitas naturais de nematoides. Quando disseminadas no solo, formam endósporos que possuem grande potencial de controle desses vermes.
Além disso, a solução possibilita que a planta expresse o seu máximo potencial produtivo, e conta com diferenciais como:
- sinergia de dois produtos: máxima proteção contra nematoides;
- bioestimulante: acelera o metabolismo da planta, proporcionando maior absorção de nutrientes, melhor eficiência no uso da água e sistema radicular bem desenvolvido;
- compatibilidade: pode ser usado com outros produtos químicos e biológicos no tratamento de sementes.
Diante de tantas vantagens, o produtor tem a segurança de que sua lavoura estará protegida contra o ataque desses vermes nos estádios iniciais.
Tratamento de sementes com resultados comprovados
Os benefícios biológicos de Clariva® Sky foram comprovados por especialistas e produtores do Cerrado, que atestaram a eficiência da solução no controle de nematoides, visto que esta proporcionou estímulos fisiológicos positivos às plantas. Confira:
Fortenza® Elite
Essa oferta para Tratamento de Sementes combina 4 produtos com eficiência comprovada contra pragas, doenças e nematoides. A solução tem ação sistêmica, de contato e de ingestão e oferece a proteção de que as plantas necessitam em estádio inicial, já que reúne a combinação de 6 ativos eficazes e sinérgicos durante o manejo.
Conheça o portfólio completo e robusto de produtos Syngenta e conte com soluções eficazes e de alta tecnologia para elevar ainda mais o patamar de produtividade da sua lavoura.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
Deixe um comentário